SOBRE O ESTÚDIO CAMPANA
O olhar desobediente em busca do Brasil singular
O Estúdio Campana abriu suas portas em São Paulo, em 1984. Co-fundado por Fernando (1961-2022) e Humberto Campana (1953), o estúdio tinha a proposta de ser um laboratório de materiais e experimentação através da criação e produção de objetos, buscando uma linguagem genuína que mostrasse o melhor do Brasil com dignidade e orgulho pelas nossas raízes. Considerado pioneiro do Design disruptivo, conquistou reconhecimento internacional por seu design de mobiliário e peças intrigantes, estabelecendo uma linguagem singular e inovadora.
Na obra dos Campana, liberdade e materialidade se encontram para produzir o inesperado e surpreendente, o surreal e o irreverente. Materiais mundanos e objetos ready-made convivem lado a lado com a essência da sua natureza, trazendo à tona o seu potencial máximo, uma qualidade oculta, que recebe uma segunda pele, revelando um novo DNA.
O olhar desobediente dos irmãos se torna inspiração para uma comunicação em movimento e transformação permanentes, sempre enraizada na busca de uma linguagem autenticamente brasileira. Ao incorporar a ideia de transformação e reinvenção, seu processo criativo eleva os materiais do cotidiano à nobreza.
Características brasileiras – como a abundância de cores, misturas e caos criativo – trazem o triunfo das soluções simples, poeticamente.
O DNA Campana
INSPIRAÇÃO CAMPANA
Inspiração em uma natureza viva, a cultura plural, a forma brasileira de criar soluções através da adição, da mistura, do improviso. A nossa origem, que nos trouxe referências, e as nossas vivências, que nos trouxeram uma maneira única de enxergar o mundo.
EXPLORAÇÃO & TRANSFORMAÇÃO DOS MATERIAIS
Nossa matéria-prima são os materiais improváveis, simples e banais, nos quais enxergamos potencial de transformação. Não há fronteiras para os tipos de materiais que utilizamos, mas todos eles são experienciados e levados ao seu limite, para transformarmos o ordinário em extraordinário.
LIBERDADE CRIATIVA
O olhar genuíno e desafiante e a constante busca por originalidade. Não temos fronteiras e não estabelecemos limites fixos para o nosso trabalho. Nos permitimos inspirar, investigar, explorar e testar e aprender para ir sempre além.
HUMANUALIDADE
Valorizamos o fazer com as mãos e, por isso, nossas peças nunca são uma igual a outra, A riqueza do nosso trabalho está na unicidade, no exclusivo, no irreplicável. Em nossos processos, valorizamos a troca de expertises e de técnicas, que nos levam sempre a uma criação compartilhada e que carrega a alma de seus criadores.
CICLO SUSTENTÁVEL
Acreditamos em criações sustentáveis. Em nossas peças e obras nos conectamos com a natureza e exploramos seus limites para que ela seja uma fonte cíclica e inesgotável de inspiração. Em nossos processos, buscamos inspirar e estimular as pessoas apresentando o trabalho manual como uma fonte de transformação social.
“A coisa mais importante para nós era mostrar o Brasil com dignidade.”
Humberto Campana
GALERIAS & DESIGN COLECIONÁVEL
O Estúdio Campana é representado por galerias nacionais e internacionais que destacam o design colecionável como vertente importante na valorização das peças de design de edições limitadas e exclusivas. São elas:
Aequo
Mumbai, Índia
Carpenters Workshop Gallery
Paris, França; Londres, UK; New York & Los Angeles, USA
Firma Casa
São Paulo, Brasil
Friedmand Benda
New York & Los Angeles, USA
Luciana Brito Galeria
São Paulo, Brasil
LINHA DO TEMPO
1950-60
A INFANCIA EXPLORADORA DOS CAMPANA
A INFANCIA EXPLORADORA DOS CAMPANA
1953 – Nasce Humberto Campana em Rio Claro
1961 – Nasce Fernando Campana, em Brotas
Filhos de família de descendência italiana, os Irmãos Campana crescem em Brotas, SP, criados pelo pai, agrônomo, e a mãe, professora. Além de conviver com o cotidiano de uma cidade rural, Fernando e Humberto frequentavam o único cinema, o Cine São José. A tela do cinema era a janela para o mundo, e fonte de inspiração para recriarem cenas com objetos e materiais simples que estivessem à mão.
“Humberto sempre quis ser índio, ia pra escola descalço, fazia casa nas árvores. Eu queria ser astronauta, adorava os filmes do Kubrick.”
Fernando Campana
1970
Humberto cursa Direito na USP em São Paulo
Fernando cursa Arquitetura na Faculdade de Belas Artes em São Paulo
Humberto em viagem pelo rio Colorado
1980
INÍCIO E DESCONSTRUÇÃO DO DESIGN
Experimentação, liberdade e disrupção.
1989
Positivo & Negativo
Fernando e Humberto na abertura da exposição "Desconfortáveis" em 1989
1990
DO ORDINÁRIO AO EXTRAORDINÁRIO
Espontaneidade, audácia e descoberta.
2000-10
SEM FRONTEIRAS
Diversidade, excelência, beleza e colaboração.
2010-20
MUITO ALÉM DO DESIGN
Expressividade, credibilidade e respeito.
2020-30
FOCO NA SUSTENTABILIDADE
Futuro, responsabilidade e consciência.
LEGADO COM OLHOS NO FUTURO
O Parque Campana, localizado em Brotas, sintetiza todos os pilares do DNA Campana em escala maior. Em desenvolvimento desde 2020, o parque tem como objetivo oferecer espaço um lugar de regeneração da natureza, de preservação e educação.
O local mescla cerrado, mata Atlântica e áreas que foram utilizadas para criação de gado e plantação de café, estas últimas precisam ser regeneradas. Por isso, a expectativa é de que em cinco anos as árvores cresçam e os animais habitem o parque.
Assista abaixo o episódio “Arte e Ecologia” realizado pelo Centro Pompidou, na França, onde Humberto e Fernando contam mais sobre este projeto: